04/12/2011

Grey's Anatomy inspira transplante de rins

BY Milena Pais IN , No comments


Por ser uma enfermeira em um pronto socorro de um hospital, Erin Taylor vê todo tipo de sofrimento, trauma e mortes. Ela tratou de várias vítimas de tiros e facadas, bem como pacientes com falência renal. Até que ela assistiu um episódio de Grey's Anatomy (5x05 - There's No 'I' in Team) sobre uma cadeia de transplantes de rins e inspirou-se para ajudar de uma forma totalmente nova.

Taylor, 30 anos, de Edmonton, decidiu doar seu rim e salvar a vida de um estranho. Ela fez parte de uma iniciativa inovadora chamada "Living Donor Paired Exchange Program" que acaba de completar seus 100 transplantes de doadores vivos e tornou-se um sucesso após dois anos do lançamento. Até agora, um em cada cinco doadores vivos no programa são pessoas com a Taylor, que não são vinculados aos pacientes por laços de sangue ou família, estão doando um rim por razões puramente altruístas.

No Brasil, nos últimos quase 15 anos, mais da metade dos transplantes de rins foram feitos com órgãos de doadores vivos. Rim, fígado e córnea são os órgãos mais doados e, também, os mais demandados. Já o número de doações de coração, pulmão e pâncreas é bem reduzido, devido, principalmente, à condição físiológica dos doadores. O Rio registrou neste ano um recorde de 110 doações.

Fontes: theglobeandmail | folha

0 comentários:

Postar um comentário